Publicações

Notícias

Hyundai e Kia vão ter painéis solares fotovoltaicos para recarregar bateria

O grupo coreano Hyundai-Kia está a finalizar o desenvolvimento de três sistemas diferentes de carregamento solar para modelos híbridos, elétricos e com motores de combustão interna. Esta aposta acarreta menos constrangimentos ao nível da autonomia e proporciona diminuir os custos de utilização. A partir do ano 2019, alguns modelos da Hyundai e da Kia vão incorporar tejadilhos com painéis solares fotovoltaicos que permitirão recarregar as baterias.

 

Esta ideia está a cativar um número crescente de adeptos e aproxima-se da realidade, sendo uma aposta para todos os tipos de propulsão, naturalmente, com tarefas diferentes.

O objetivo é diminuir as emissões de CO2 e aumentar a autonomia e a eficiência. O grupo coreano Hyundai-Kia está ciente que é um passo fulcral para os modelos híbridos e elétricos. Contudo, também anunciou que os próximos modelos “tradicionais” vão combinar os motores de combustão com painéis fotovoltaicos.

 

Os modelos híbridos de Plug-In serão os primeiros a receber o sistema de captação de energia solar, com a capacidade de carregar entre 30% a 60% a bateria durante o dia.

 

Obviamente que a eficiência do carregamento dependerá das condições meteorológicas e significa que essa energia acumulada permite diminuir as emissões poluentes e aumentar a economia. Estes modelos vão integrar painéis solares de silício, os quais serão montados num tejadilho comum.

 

O segundo sistema de painel solar é destinado aos modelos de combustão interna. Para maximizar o armazenamento de energia, os painéis fotovoltaicos serão instalados num tejadilho sem transparente, sem a necessidade de alterar visualmente o veículo. O último sistema é exclusivo a modelos sem emissões poluentes, aplicando as células solares fotovoltaicas no tejadilho e no capot. O objetivo deste sistema é, garantidamente, aumentar a quantidade de energia captada.

 

Todos os sistemas utilizam painéis solares que permitem gerar até 100Wh de energia que é canalizada através de um controlador que maximizará a energia absorvida. A partir dessa altura, dá-se a conversão da eletricidade que pode ser utilizada para diminuir a carga no gerador AC ou ser armazenada nas baterias.

 

A ideia da bateria voltar a ter parte da carga num dia sem chuva é bastante promissora. E, de acordo com o responsável do departamento de engenharia do grupo Hyundai, “estes painéis são apenas uma das muitas tecnologias geradoras de eletricidade que vamos introduzir nos nossos veículos”.

 

Que tal tornar seu negócio mais sustentável e gerar economia na conta de energia? A Satrix tem soluções personalizadas para sua necessidade! Fale conosco, #useosol!

 

Fonte: Portal Energia

Publicado em Thu Nov 08 10:56:00 CST 2018