Publicações

Energia Solar

União Europeia afirma que é possível reciclar painéis solares fotovoltaicos

Para ter energia solar em casa, empresa ou qualquer outro estabelecimento é preciso ter um sistema de energia fotovoltaica composta por módulos e painéis que absorvem a luz solar e a transmitem.

Um consórcio composto por 11 empresas e cinco institutos de pesquisa de nove países da União Europeia tem publicado os resultados de um projeto que mostra que a gestão do final da vida útil e da reciclagem dos módulos fotovoltaicos é muito rentável.

 

O projeto se chama CABRISS de Horizonte 2020 e foi lançado em julho de 2015. Os pesquisadores do consórcio mostraram que é possível utilizar três técnicas principais para extrair materiais reutilizáveis de alto valor e rendimento dos painéis reciclados:

  1. Um processo para tirar a lâmina e conseguir recuperar materiais recicláveis como prata, silício e vidro de alta pureza de película delgada fotovoltaica ao final de sua vida útil e módulo fotovoltaico;
  2. Uma técnica para a recuperação de dejetos sólidos da fabricação solar;
  3. E um processo kerf para secar resíduos de silício fotovoltaico do material perdido durante o processo de corte.
Para abrir os módulos sem os prejudicar, os pesquisadores usaram uma tecnologia a laser, que aumenta o valor do vidro recuperado. Para os módulos de energia solar baseados em Silício, foi criada uma tecnologia inovadora e baseada em água, que se diferencia das tecnologias convencionais de trituração, não rompe o vidro e o resultado é a recuperação de todos os materiais dos módulos Si.


Os criadores do projeto disseram que a diretiva da União Europeia sobre resíduos de equipamentos elétricos e electrónicos (WEEE) que entrou em vigor em 2014 estipula que para este ano serão recuperados em torno de 85% dos resíduos dos painéis solares fotovoltaicos e 80% deles deverão ser reciclados e reutilizados.

 

Os resíduos de painéis fotovoltaicos poderiam converter-se no mercado em milhões de euros, o valor estimado é por incrível que pareça na ordem dos 15 mil milhões de dólares. O WEEE exige também que as empresas produtoras de painéis fotovoltaicos que fornecem módulos para o mercado da União Europeia financiem a coleta e reciclagem de seus painéis fotovoltaicos no final de sua vida útil.

 

A energia solar é um mercado promissor e sua empresa pode sair na frente ao investir neste segmento! Converse com nossa equipe, #useosol!

 

Fonte: Portal Energia

Publicado em Wed Nov 07 11:02:00 CST 2018