Publicações

Energia Solar

Vantagens e desvantagens dos painéis solares fotovoltaicos

Painéis solares fotovoltaicos produzem energia gratuita, limpa e renovável e reduz a fatura de eletricidade.

Com os painéis solares fotovoltaicos podemos produzir energia grátis, limpa e renovável e ao mesmo tempo reduzir a nossa pegada ecológica e fatura de eletricidade.

São considerados um grande avanço tecnológico do qual podemos tirar grandes vantagens, se bem que os painéis solares fotovoltaicos também têm algumas desvantagens


O que são painéis fotovoltaicos?

Consistem numa ou várias células solares, que captam a luz solar e depois a transformam em eletricidade. A quantidade total dessas células solares determina a potência total do painel solar. No mercado existem vários tipos de painéis solares, uns com uma melhor eficiência energética que outros, dependendo da tecnologia que estejam a usar.


Painéis solares existentes no mercado

Nos últimos anos, a tecnologia associada à energia solar teve um grande desenvolvimento, especialmente devido à sua capacidade de produzir energia a partir de um recurso renovável que é o sol. Assim, os primeiros painéis solares não era muito eficientes, e como tal houve necessidade de os melhorar, tendo por isso sido desenvolvida a tecnologia, surgindo no mercado painéis solares capazes de otimizar a energia solar, sendo por isso mais eficientes.


Painéis solares finos

São painéis que recorrem a células solares produzidas a partir de Telureto de Cádmio, composto que faz com que sejam flexíveis, leves e amigos do ambiente. Ao terem a caraterística flexível, e por serem finos, têm várias aplicações. A nível de valor, são mais baratos que os módulos solares poli ou mono, mas com uma eficiência de apenas 16%. Ideal para atividades exteriores, pois permitem carregar telemóveis ou tablets.


Painéis solares policristalino

Recorrem a células solares de silício policristalino, que são mais baratas que as células de silício monocristalino. Têm uma eficiência melhor quando comparados com os painéis solares finos, cerca de 17%, mas sendo um módulo solar fixo, não pode andar de um lado para o outro.


Painéis solares monocristalino

Produzidos a partir de silicone com elevado teor de pureza, que é cortado em pedaços e depois usado para criar um módulo solar de alta eficiência. Atualmente a Panasonic oferece painéis solares com uma eficiência de 19.7%, com células solares de 21.7% de eficiência. Por outro lado a série X da Sunpower já tem uma eficiência superior, com células solares com eficiência de 25%, num painel com 21.7% de eficiência.

Painéis solares com módulos solares de eficiência avançada

O desenvolvimento a tecnologia foi tal que atualmente temos, no mercado, painéis solares com eficiência avançada que garantem 25% de eficiência e mesmo 31%. Os primeiros pertencem à Alta Devices e os segundos à Spectrolad. No entanto estes módulos solares avançados apenas estão disponíveis para aplicações comerciais e militares, bem como missões espaciais!

Vantagens dos painéis solares fotovoltaicos

Sendo uma tecnologia que produz eletricidade limpa, com recurso apenas à energia do sol, que é uma fonte de energia contínua e limpa, os painéis solares têm mais vantagens do que desvantagens!


1. Com um sistema de painel solar fotovoltaico irá reduzir a sua conta de eletricidade!

Pois irá gerar eletricidade de modo gratuito e limpo durante o dia, que fará com que cubra parte das suas necessidades energéticas dentro da casa. Ao ter esta fonte de eletricidade extra, os consumos durante o dia irão amortizar a necessidade de uso de energia da rede. E se tiver baterias que possam acumular o excedente produzido pelo sistema fotovoltaico, maior será a sua poupança na conta de eletricidade.
 
Há ainda quem possa ter retorno financeiro com o gerar de eletricidade a partir do sol. Pois consoante a sua produção, o excedente que seja injetado na rede pode ser-lhe pago pela empresa fornecedora de eletricidade.

2. Permitem gerar eletricidade limpa e renovável

Os painéis solares recorrem à luz solar para gerar eletricidade limpa, o que significa que produzem energia renovável gratuita. Outra forma limpa e renovável de produzir eletricidade é através do vento.


3. Com um painel solar fotovoltaico reduz a pegada ecológica

Ao gerar eletricidade limpa em casa, reduzimos de imediato a nossa pegada ecológica, através da redução da emissão de carbono. Pois ao gerarmos a nossa eletricidade, não precisamos de ir buscar mais energia à rede.É que a energia produzida na rede é maioritariamente proveniente dos combustíveis fósseis, sendo que estes produzem gases para a atmosfera.

 

4. Ajuda a aumentar o valor da sua casa no mercado imobiliário

Ao colocar um painel solar fotovoltaico na sua casa irá aumentar o valor da sua casa no mercado imobiliário. Atualmente os compradores procuram casas com uma boa certificação energética de modo a terem faturas de eletricidade mais baixas.

 

5. É um investimento de qualidade a longo prazo

Colocar um painel solar fotovoltaico representa um bom investimento para o futuro, pois o mesmo tem uma garantia a longo prazo. Por norma 20 anos para os painéis, 10 anos para o inversor e se tiver um sistema com bateria, 7 anos de garantia. São sistemas pensados para gerar eletricidade limpa durante pelo menos 20 anos, tendo em conta as manutenções periódicas, alguns podem durar mais anos. 

 

Isto significa que mesmo que o investimento seja elevado inicialmente, irá compensar ao fim de poucos anos, pois irá poupar milhares em contas de eletricidade (não esquecer que o preço da eletricidade tem vindo a subir gradualmente ano após ano).

 

Desvantagens dos painéis solares fotovoltaicos

Os painéis solares fotovoltaicos também possuem algumas desvantagens, nomeadamente o seu valor comercial elevado e a necessidade de estarem bem orientados (normalmente para Sul) para um aproveitamento a 100% da energia solar.


Custos elevados de instalação

Se pretendermos baixar a fatura de eletricidade, instalar um painel solar fotovoltaico ajuda a isso, bem como reduzir a pegada ecológica. No entanto o custo de aquisição deste sistema é elevado inicialmente.

 

Apenas produzem eletricidade durante o dia

Para produzirem eletricidade limpa, apenas o podem fazer durante o dia. Aliás, durante o dia e com sol, pois se o céu estiver encoberto ou chuvoso, a quantidade de energia gerada será reduzida. Por esse motivo o pico de produção de energia de um painel fotovoltaico apenas é alcançado durante os meses de verão. Durante os meses de inverno a produção é mais baixa, mas ainda assim ajuda a baixar a fatura de eletricidade, apesar de consumirmos mais da rede.


Apenas trabalham bem em certos telhados

Para uma boa otimização da conversão da energia solar em eletricidade renovável, os painéis solares fotovoltaicos têm que estar bem orientados no telhado. Assim se viver no hemisfério norte, os painéis terão que ficar com uma orientação a sul e com uma inclinação de cerca de 30graus; se viver no hemisfério sul, os painéis já vão ter de ficar virados a norte; e claro, em locais sem sombra!

 

Se não houver telhados em nenhuma das situações, os mesmos podem ser instalados no chão, garantindo sempre que não existem sombras sobre eles. Se ainda assim instalar os painéis solares fotovoltaicos virados para outras direções, não irá obter o máximo de rendimento dos mesmos. Pois irão receber menos luz solar devido ao mau posicionamento relativamente ao sol.

 

Fonte: Portal Energia

Publicado em Fri Aug 03 10:13:00 CDT 2018